Artigos

  1. Artigos e Práticas
  2. Trabalho sobre anemia parte II

Trabalho sobre anemia parte II

Gilson Giombeli

ARMAZENAMENTO E MANIFESTAÇÃO DA ANEMIA
O organismo armazena pequenas quantidades de ácido fólico no fígado e sua deficiência é verificada em poucos meses. Já com a Vit. B-12 (cobalamina) a anemia se desenvolve decorridos 2 a 4 anos desde que o organismo deixou de absorvê-la, uma vez que o fígado já armazena maiores quantidades.

FONTES DO ÁCIDO FÓLICO
As fontes alimentares do ácido fólico são: fígado, vegetais verdes e crus, frutas frescas, legumes e carnes. Observar que o ácido fólico se perde com o cozimento.

OBSERVAÇÃO
O ácido fólico (nome científico ácido pteroilglutâmico) é uma vitamina do complexo B, abundante nas folhas verdes (donde o nome fólico).

TRATAMENTO
Pode-se fazer o tratamento da seguinte forma: anemia perniciosa consiste em injeções de Vit. B-12 (cobalamina) e o da carência de ácido fólico na sua administração por via oral.

VITAMINA C (ácido ascórbico)
FONTES DE VIT. C (ácido ascórbico)
A VIT. C (ácido ascórbico) pode ser encontrada em frutas cítricas, batatas, tomates e vegetais verdes.
DEFICIÊNCIA DE VIT. C (ácido ascórbico)

A deficiência de VIT. C (ácido ascórbico) causa escorbuto (é uma doença caracterizada pela fragilidade capilar, levando a hemorragias gengivais, amolecimento dos dentes, anemia, edema nas articulações, tudo explicado pela deficiência na hidroxilação do colágeno, resultando em tecido conjuntivo defeituoso.) e anemia. A anemia neste caso é por deficiência de VIT. C (ácido ascórbico). Na deficiência da VIT. C (ácido ascórbico) a medula óssea produz glóbulos vermelhos pequenos.

FUNÇÃO DA VIT. C (ácido ascórbico) E A ANEMIA

A Vitamina C possui a propriedade de transferir reversivelmente íons e elétrons de Hidrogênio. Sendo assim, potencializa a absorção de Fe: reduz cerca de 75% a 98% do ferro trivalente (férrico, Fe 3+) em ferro divalente (ferroso, Fe 2+), mais solúvel e bem absorvido.

 OUTRAS FUNÇÕES:
A VIT. C (ácido ascórbico) participa de reações de hidroxilação, como em resíduos de prolina e lisina, para originar a hidroxipolina e a hidroxilisina, comuns nas proteínas colágenas e elastina. A vitamina também atua na hidroxilação de compostos aromáticos.

A VIT. C (ácido ascórbico) atua como antioxidante de ambientes aquosos (enquanto a Vit. E atua em ambientes lipídicos como membranas celulares). Assim, a VIT. C (ácido ascórbico) exerce ação protetora no organismo dos radicais livres com suas conseqüências indesejáveis.

FERRO
FUNÇÃO DO FERRO NO ORGANISMO
O ferro é o componente das moléculas de hemoglobina e mioglobina, dos citocromos e outros sistemas enzimáticos.

DEFICIÊNCIA DE FERRO
Se houver um fornecimento insuficiente de ferro para o organismo por meio dos alimentos fonte, instala-se a anemia ferropriva.

O FERRO E SUA ABSORÇÃO
A absorção do ferro pode ser prejudicada pela presença de fibras vegetais, fosfatos, fitatos, cafeína, oxalatos, compostos fenólicos, taninos, antiácidos, proteína do ovo, zinco e cálcio.

FERRO EM CIRCUNSTÂNCIAS ESPECIAIS
Processos fisiológicos como gravidez, lactação e crescimento aumentam as necessidades de ferro.

CONSEQUÊNCIAS EM QUADROS ANEMICOS
Na deficiência do fornecimento de ferro ao organismo prejudica a formação da hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. A conseqüência: será prejudicado o transporte de oxigênio para células e tecidos.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
O ferro de origem animal é mais bem absorvido, do que o ferro de origem vegetal.

FONTES DE FERRO
As principais fontes de origem animal são as carnes vermelhas, fígado, rins e coração.
As origens vegetais: folhas de cor verde escuro como o agrião, cheiro verde, couve, feijão, ervilha, nozes e grão de bico.

VITAMINA B-6 (piridoxina)

FUNÇÃO
A Vit. B-6 (piridoxina) é fundamental para a absorção da Vit. B-12 (cobalamina); para produção de anticorpos e para a produção de glóbulos vermelhos (hemoblobina).

FONTES DE VITAMINA B-6 (piridoxina)
As principais fontes de Vit. B-6 (piridoxina) são os cereais, levedo de cerveja, semente de girassol, carnes, fígado e peixes.

SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B-6 (piridoxina)
Observam-se os seguintes sintomas na deficiência de VITAMINA B-6 (piridoxina): anemia, lesões dérmicas e convulsões.
A deficiência desta vitamina causa anemia hipocrônica. A anemia sideroblástica, como é chamada, é caracterizada pelo armazenamento de ferro nas mitocôndrias de eritrócitos imaturos, que não funcionam normalmente e torna ineficaz o desenvolvimento e a produção de eritrócitos.

VITAMINA E (tocoferol)
FONTES
As melhores fontes de Vit. E (tocoferol) são as vegetais, como os óleos, gérmen de trigo e de cereais e, fígado, ovos e leite.

DEFICIÊNCIA DE Vit. E (tocoferol)
A deficiência de Vit. E (tocoferol) pode causar anemia hemolítica, pois a vitamina E (tocoferol) protege a camada bilipídica da membrana celular prevenindo o dano oxidativo. Os defeitos nas membranas dos eritrócitos levam à lesão oxidativa e, eventualmente, à lise celular. Portanto, em casos de deficiência de vitamina E ocorre hemólise precoce de hemácias.

Solicitações de reservas e informações

Cadastre-se para
receber nossos informativos