Artigos

  1. Artigos e Práticas
  2. Trabalho sobre anemia parte I

Trabalho sobre anemia parte I

Gilson Giombeli

Uma área que gosto muito de pesquisar é alimentação. Aliás, adoro estar em estudos permanentemente. É bom estudar e aprender.

No último ano estou fazendo uma pós em nutrição. Estou descobrindo um mundo "novo" e cheio de possibilidades.

Faz muitos anos que estudo nutrição natural. Contudo, agora optei em estudar algo mais sistematizado e organizado. Entretanto, sem esquecer a alimentação orgânica e natural.

Estou iniciando uma série de textos com dicas e fundamentos práticos para ajudar as pessoas no dia-a-dia. Vou iniciar com textos sobre a anemia.

Há vários tipos de anemia e causados por falta de nutrientes. Nós precisamos de uma gama de nutrientes advindos dos alimentos.

Hoje, muitos morrem de barriga cheia e desnutridos. Há cada vez mais obesos e desnutridos. Há um consumo excessivo de gorduras, frituras, açúcar, sal, gordura hidrogenada e pouco consumo de frutas e verduras.

Fique de olho, pois, podemos morrer pela boca como os peixes. Façais do alimento vosso medicamento, como dizia hipócrates.

Veja os vários tipos de anemia e quais são as deficiências alimentares. Caso tenha dúvidas, me escreva. Caso não concorde, me ajude a ter outra visão.

Um abraço

Gilson

Trabalho sobre anemia

Relacione a atividade das Vitaminas e nutrientes que podem levar a anemia. Discuta cada uma delas e como elas causam a doença.

Vitaminas são substâncias orgânicas essenciais ao organismo em pequenas quantidades, exercendo funções específicas.

Um exemplo é a Vitamina B-12 (cobalamina).

FONTE DA Vit. B-12 (cobalamina)
As melhores fontes de Vit. B-12 (cobalamina) são produtos animais: fígado, rins, carne, peixes, ovos e leite.

FUNÇÃO DA Vit. B-12 (cobalamina)
A função da Vit. B-12 (cobalamina) esta relacionada a síntese de heme e formação de hemácias.

DEFICIÊNCIA DE Vit. B-12 (cobalamina)
A deficiência de Vit. B-12 (cobalamina) causa anemia perniciosa e neuropatia periférica.

Os vegetarianos estritos que não consomem produtos animais devem utilizar vegetais fermentados como queijo de soja ou suplementar com Vit. B-12 (cobalamina).

OBSERVAÇÃO:
O nome anemia perniciosa foi dado por causar anemia e alterações neurológicas progressivas, que, se não tratadas, podem levar à morte.

ATIVIDADE DA Vit. B-12 (cobalamina) E DO ÁCIDO FÓLICO
A Vit. B-12 (cobalamina) e o Ácido Fólico são substâncias essenciais para a síntese do DNA, pois participam da formação da timina, uma das quatro bases do DNA. 
O ácido fólico é ingerido na forma inativa e ativado em tetraidrofolato (THF) dentro da célula para realizar sua função: renovação da timina (doando radicais metila), para a duplicação e síntese do DNA. 
A Vit. B-12 (cobalamina) ou Cianocobalamina catalisa a reação da homocisteína com metil tetraidrofolato, formando o THF e a metionina (a falta deste composto causa manifestações neurológicas – anemia perniciosa). 
Na ausência da Vit. B-12 (cobalamina) o tetraidrofolato não pode ser liberado, havendo acúmulo de sua forma metilada (metiltetraidrofolato). A não formação do tetraidrofolato resulta em redução da síntese dos ácidos nucléicos, uma vez que ele serve como substrato para a síntese de purina e pirimidina.

CONSEQUÊNCIAS:
Neste caso, a divisão celular ocorre lentamente, mas há falha na maturação (o desenvolvimento citoplasmático progride normalmente, de modo que as células tendem a ser grandes, com cromatina frouxa, citoplasma com pouca hemoglobina e uma proporção aumentada de RNA em relação ao DNA) caracterizando um quadro de anemia megaloblástica.

Quando a Vit. B-12 (cobalamina) não é absorvida pela falta do Fator Intrínseco (FI) desenvolve-se um quadro de anemia perniciosa, também megaloblástica.

O FI é uma proteína secretada pelas células da mucosa gástrica e é responsável pelo transporte da Vit. B-12 (cobalamina) até o íleo, ajudando-a a atravessar a parede e passar para o sangue. Sem o FI a Vit. B-12 (cobalamina) permanece no estômago e é excretada nas fezes. Este é um tipo auto-imune de anemia (um sistema imunitário hiperativo ataca as células do estômago que produzem o fator intrínseco, levando à atrofia das mesmas). 

Solicitações de reservas e informações

Cadastre-se para
receber nossos informativos