Artigos

  1. Artigos e Práticas
  2. Terapeuta

Terapeuta

Gilson Giombeli

Sentei-me preguiçosamente no alto do aranha céu. Daquela altura singular fiquei observando o “mundo” das alturas. Aquela vista panorâmica fazia-me voar. Pensei comigo mesmo... Menos, menos! Humanidade não voa! Sim, não somos águias que voam livremente e com graciosidade. Contudo, como que por encanto fui vendo os homens... Como somos duros, impiedosos e frios. Somos duros com o meio ambiente e no meio em que vivemos. Impiedosos com tudo e todos e, extremamente calculistas e frios em destruir tudo, substituir e mexer. Aonde chegamos? Onde queremos chegar? Vamos mesmo destruir o planeta? Vamos continuar a emporcalhar o único mundo que temos para viver?

Percebi que a humanidade esta doente! Estamos doentes de corpo e alma! Precisamos de muitos terapeutas para cuidar da humanidade. Mas, quem é o terapeuta? O terapeuta é um cuidador. O que cuida? Cuida do Homem! Gostaria de lembrá-los que homem vem de húmus e, húmus é terra fértil. Assim, está apontada a missão do terapeuta: ajudar que o Homem seja uma terra fértil e não uma terra estéril ou ainda, o terapeuta tem por missão comprometer-se e jamais deixar que seja ameaçada a fertilidade da humanidade.

Gostaria de estabelecer mais uma grande relação: do radical húmus veio a palavra humildade. Assim, humildade é a arte de sermos do tamanho que somos, nem maiores e nem menores! Lembre que terapeuta e Homem precisam ser humildes e ensinar a humanidade há serem sempre mais humildes.

Portanto, o cuidado do terapeuta passa pelo resgate, restabelecimento e recuperação da fertilidade que se perdeu. Somos uma terra estéril ou com pouquíssima fertilidade. A produção humana é escassa e pouco se produz, no sentido amplo da palavra.

Perdemos o caminho da fertilidade. Estamos sem valores humanos e humildes. As sementes estão longe de germinarem. Se as sementes que ainda estão vivas morrerem estaremos estéreis para sempre.

Construir possibilidades e a própria vida e que o resultado seja uma relação produtiva com a vida, isto é fertilidade. Este deve ser o compromisso de todos. Precisamos tecer o fio da vida. Muitos perderam este fio. Sem o fio que possibilita uma relação produtiva com a vida nos deixa estéreis e nunca seremos solo fértil.

Desta forma, precisamos estabelecer vínculos com as pessoas. Sim, terapeuta e cuidado devem estabelecer uma relação, fio, de confiança. É importante dizer que a relação deve ser sempre de confiança. Observo que confiar significa fiar com. Fiar e confiar a vida a alguém não é algo fácil. Fiar com alguém a vida é tecer junto desde a construção do fio, passo-a-passo, até chegar a uma colcha única: a vida vivida e de modo fértil. Esta é uma grande viagem ou um grande vou a ser feito pela humanidade. Seja fértil e seja uma grande águia. Voe e seja humano para construir um mundo diferente, vivo e fértil.

Solicitações de reservas e informações

Cadastre-se para
receber nossos informativos