Artigos

  1. Artigos e Práticas
  2. Chlorella

Chlorella

Gilson Giombeli

NOME CIENTÍFICO: Chlorella pyrenoidosa

FAMÍLIA: Divisão Cyanophyta

PARTE UTILIZADA: toda a alga

CURIOSIDADES: A chlorella é uma alga unicelular, encontrada espontânea em lagos e possui grande habilidade de realizar fotossíntese.

CLOROFILA
Na fotossíntese um processo físico-químico que produz clorofila. As clorofilas são magnésio-porfirinas e são características das plantas verdes e de algas. Localizam-se nos cloroplastos onde se encontram combinadas com proteínas e carotenóides sob a forma de complexos muito frágeis e solúveis na água denominados cloroplastinas.

AS INDICAÇÕES DA CLOROFILA
A clorofila pode ser usada para desinfectar e simultaneamente para favorecer a formação dos tecidos em feridas, queimaduras, doenças de pele. A clorofila promove o desaparecimento do cheiro fétido devido à flora microbiana.

A clorofila é recomendada para regenerar a hemoglobina, por conter ferro. O ferro esta relacionado a formação e desenvolvimento das células sanguíneas. Outro elemento importante para o sangue é o magnésio. São elementos fundamentais para formação de sangue. A clorofila também atua como catalisadora da oxidação das substâncias odoríferas pelo oxigênio do ar.

COMPOSIÇÃO DA CLORELLA
No Compêndio de Fitoterapia da Herbarium encontra-se a composição da Clorella. Encontra-se 18 aminoácidos (Isoleucina, leucina, lisina, fenilalanina, tirosina, metionina, cisteína, treonina, triptofano, valina, arginina, histidina, alanina, ácido aspártico, ácido glutamico, glicina, prolina, serina); encontram-se lipídios, fibras e carboidratos; vitaminas (caroteno, um precussor da vitamina A, Vit. B1, B2, B6, B12, E e C) encontra-se sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio e magnésio)

INDICAÇÕES
A clorella é indicada para o fortalecimento do organismo e ativa as funções celulares. Promove um bom funcionamento do organismo devido à eliminação da acidez sanguínea. Isso se deve às suas substâncias.

O polissacarídeo ácido, chlon-A da chlorella, é considerado um preventivo de células cancerosas e com propriedades de retardar o seu desenvolvimento.
Há na chlorella uma substância denominada de CGF (Chlorella Growth Factor) composta por um nucleopeptídeo sulfurado, um polissacarídeo que ativa as funções fisiológicas e estimula o sistema imunológico.
A alta presença de fósforo na chlorella a torna um boa fonte ativadora das atividades cerebrais.
É um bom suplemento nutricional e indicado nos estados de carência alimentar e é indicada para convalescentes e ainda pode ser usado como auxiliar nos regime alimentar, pois, promove uma sensação de saciedade quando usada antes das refeições. Por fornecer nutrientes ausentes nos regimes de emagrecimento a chlorella é indicada.

UMA OBSERVAÇÃO:
Uma observação importante é que no processo de secagem da chlorella promove uma desintegração da sua parede celular e assim, a absorção e a digestão da chlorella é facilitada.

RECOMENDAÇÃO
Pode ser recomendada para grávidas para prevenir anemia.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
Costa, Aloísio Fernandes; Farmacognosia; volume II; Fundação Calouste Gulbenkian; Lisboa; 1994; Págs. 768-770.
Teske, M.; Trentini, A. M. M. Herbarium – Compêndio de Fitoterapia, 4ª. edição, Curitiba – PR. Págs. 107-109.
Em especial é bom conferir a segunda obra. Lá encontran-se boas informações complementares.

Solicitações de reservas e informações

Cadastre-se para
receber nossos informativos