Artigos

  1. Artigos e Práticas
  2. Ajude a Natureza

Ajude a Natureza

Gilson Giombeli

Foto da amora (foto de Gilson Giombeli)

Fiquei imaginando o sentido da frase: é preciso viver a vida com significado.
Pensei que é somente um verbo. Contudo, veio à minha mente: que faz muita diferença. Logo pensei: o que quer dizer? Fiz uma visita ao quase desconhecido dicionário. Realmente é um verbo. Um verbo que diz muito. Pensei: se uma vida tem significado é diferente e única.

Nestes tempos de tanta destruição, catástrofes e de festas me parece que a vida com significado faria diferença. Porém, antes de irmos às festas, qual será o significado de tanta destruição? Será que tudo isto faz sentido? A humanidade precisa urgentemente definir qual o significado de suas vidas neste planeta. É preciso viver plenamente com significado. É preciso superar o viver por viver. É preciso que alguém nasça em nossas vidas: o significado.

Da natureza destruída sempre surgem lições que podem nos ajudar a perceber o sentido das nossas vidas. Busquei na amoreira uma inspiração para te escrever e te dizer: precisamos ter um significado em nossas vidas. É preciso viver com significado. É preciso superar o viver por viver. É preciso ir além da destruição. É preciso ser amoreira.

A amoreira assumiu sua vida e sabe dos riscos que é viver. Sabe que se reproduzir possui um significado único. O seu significado é a perpetuação da espécie.

Esta planta está tão ciente de seus riscos reais que possui muitos espinhos. Ela precisa se proteger para produzir saborosos frutos. Viver é perigoso! Seus espinhos são um indício do conhecimento destes perigos.

Contudo, a estratégia mais interessante é outra. Os seus frutos poderiam amadurecer todos juntos. Porém, eles amadurecem um por dia, durante meses.

Seus frutos são de sabor doce e agradável. A maturação ocorre entre os meses de outubro a janeiro. Estes frutos agregados e carnosos são um prêmio para aqueles que persistem e os buscam dia após dia.

Dentro destes frutos há muitas sementes. Elas são a continuação da vida da amoreira. Esta planta sabe que poucas sementes terão a sorte de escapar e conseguir crescer. Ela aposta para que ao menos uma única semente possa crescer e viver. Somente poucas terão o prêmio da vida.

Esta planta amadurece um único fruto por dia para permitir mais chances de obter êxito. Amadurecer um único fruto por dia faz com que se multipliquem as chances. Faz com que vários animais e pássaros a busquem. Ela será visitada por muitos durante muito tempo. Assim, umas sementes serão deixadas em locais bons. Algumas cairão em solo fértil e próspero.

Este é o significado da amoreira. Que este natal possa te trazer mais vida. Que este natal possa fazer nascer em tua vida significado. Que o ano novo que esta nascendo seja repleto de significado. Que tua vida tenha sentido.

Lembra-te que nascer foi um prêmio. Lembra-te que a cada dia nasce uma nova oportunidade para encontrar significado para tua vida.

OBS. SÓ PARA CONHECER UM POUCO MAIS DA AMOREIRA, AI VAI INFORMAÇÕES TÉCNICAS.

Nome científico: Rubus erythrocladus

Família: Rosaceae (é da mesma família da roseira, macieira e do morangueiro).

Nomes populares: amora-verde, amora-branca, amora-do-mato.

Obs. Há quase 2000 espécies de amoras. Algumas delas são nativas aqui no Brasil.

É uma planta que se adapta bem e até em climas diferentes. Isto quer dizer que pode estar no frio ou no calor.

AMORA E A NUTRIÇÃO
A amora é fonte de Vitamina A, B e C. Estas Vitaminas estão em poucas proporções. É rica em potássio.
Pode ser consumida in natura. Contudo, pode ser transformada em geléias, doces, tortas, bolos, licores, etc.

Solicitações de reservas e informações

Cadastre-se para
receber nossos informativos