Artigos

  1. Artigos e Práticas
  2. Otávio Leal (Dhyan Prem)

Rebeldia - Uma opção para a felicidade

Uma Opção para a Felicidade pessoal e planetária

(Transcrição de um programa de rádio de Otávio Leal)

"O rebelde assemelha-se a um pássaro voando no céu; que caminho ele segue? Não existem estradas no céu, não existem pegadas de Pássaros Ancestrais, de pássaros notáveis. Nenhum pássaro deixa qualquer pegada no céu, portanto, o céu esta sempre aberto. Você voa e faz seu caminho" assim o rebelde também faz seu caminho sem se preocupar em contagiar todo o mundo e sim contagiando a si próprio. Você é do mundo. Se torne uma chama de rebeldia, pois essa chama de rebelião pode contagiar as pessoas que querem ser felizes."

Osho

Pense: "Nossa Sociedade" não encontrou a fórmula da felicidade e muito menos de como devemos funcionar direito. Os ratos funcionam, os gatos, o sol, a lua, os cupins funcionam – tudo funciona, menos a "Sociedade". Os tigres, as formigas, as amebas, tudo funciona no universo menos a "sociedade" e suas regras reacionárias, retrógradas e autoritárias. O rebelde não permite nenhuma atitude autoritária em sua vida. Minha sugestão a fim de talvez funcionarmos direito seja despertar o rebelde de dentro de nós. Ser um absoluto rebelde dos valores dos pseudos dirigentes.

O rebelde pode ser realizado por qualquer um na hora que quiser. Ele está aí dentro de ti pronto para ser despertado. Sua alma é rebelde. É livre. Para voltar a encontrar essa felicidade natural é necessário apenas rever os valores absurdos que a "Sociedade", junto com algumas crenças religiosas, os retrógrados em geral, os políticos, os criadores de leis anti éticas e estúpidas nos induziram a aceitar. A rebeldia é uma porta para transformar tudo isso.

"Rebeldes não são apenas revolucionários – podem ser você, eu, o vizinho da casa ao lado – qualquer um que tenha dentro de si a imperiosa necessidade de impor sua marca fazendo as coisas de maneira diferente da normal. Os rebeldes não toleram ser comuns. São quase sempre incapazes de trabalhar dentro das formas e estruturas estabelecidas! Valorizam suas próprias necessidades pessoais e profissionais, independentemente do tempo, lugar ou situação em que estão. Os rebeldes também honram e respeitam os limites e determinações dos outros, assumem as responsabilidades pelas ações tomadas, e reivindicam a liderança de forma a fortalecer as pessoas, em vez de diminuí-las.
O rebelde se identifica em demasia com o ser independente e auto- suficiente. Atrás de todo rebelde existe uma necessidade de espaço. O medo subjacente do rebelde é o medo de sentir-se limitado, restrito ou preso."

O rebelde vive plenamente o presente e tem como valores principais: A Paixão, O Tesão, A Liberdade Absoluta, A Criatividade, O Prazer de se Integrar a Natureza, A Juventude de Alma, O Desapego, O Ser Útil ao Próximo.
Angeles Arrien

O rebelde não aproveita quase nada de "Nossa Sociedade Velha" os velhos políticos, as velhas religiões, as velhas leis, as velhas constituições.

O rebelde não é um revolucionário, pois, o mesmo é um político, o rebelde é vivencial – só incorpora em sua vida aquilo que é belo, equilibrado, prazeroso, lúdico (lembre-se do convite que só as crianças entrarão no reino de Deus).

O rebelde não aceitará líderes de partido algum e sim pessoas criativas, celebrativas, inteligentes e conscientes. – o rebelde não acredita em nada disso da sociedade – aliás ele nem acredita nessa palavra sociedade que é simplesmente um conjunto de leis que todos sabem que ninguém cumprirá e só punirá os pobres e humildes.

O rebelde é sua própria luz, ouve a voz do coração e não deixa entrar em seus ouvidos pregações. Hoje o mundo tem tantos pregadores e está cada vez pior. O rebelde aceita sua própria natureza – tem confiança em si mesmo – e não em crenças e dogmas do passado. O rebelde renuncia ao passado, renuncia a sociedade vivendo dentro dela - lutando, tendo ideias, criando comunidades – ele não é um escapista e sim alguém que vive no mundo sem pertencer a ele.

O rebelde busca a verdade e não segue ordens que considera absurda. O homem "comum", o "Zé Ninguém" transformou o homem na criatura mais feia, estúpida e infeliz do universo. O "Zé Ninguém" sofre tanto que nos últimos anos busca uma série de elementos para distrair a sua miséria: Festivais, Solidariedades, Religiões, Álcool, Drogas, Novelas, Futebol, Carreira Profissional, Pornografia, Internet, tudo isso para parecer que a vida miserável dessa pessoa valha a pena, mais tudo isso é uma mentira e o novo rebelde tem sua própria verdade.

A "Sociedade" ensina as pessoas a não pensarem no que é real, verdadeiro e as pessoas respeitam leis que muitas vezes só são benéficas para um monte de parasitas e endinheirados. Os alemães cumpriram ordens quando mataram milhões, os chineses cumpriram ordens quando mataram milhares de tibetanos, os americanos cumprem ordens quando fazem um embargo no Iraque que gera morte e fome entre crianças. No Brasil nós pagamos 50% de impostos quando compramos um carro e se não pagarmos aos parasitas do poder (mensalão, corrupção, ambulâncias,etc) somos severamente punidos.

O rebelde não vai aceitar mais isso e nem Zona Azul, Vereadores, Impostos Injustos, Leis que Proíbem Ervas Naturais e permitem Bebidas alcoólicas (que presidentes de alguns países bebem) e nenhuma forma de poder que seja autoritária e reacionária.

O rebelde não é um robô que não pensa, ele não segue a massa, ele tem e busca sempre mais sua consciência e iluminação – ele não fica imitando ninguém e sua vida emerge do seu próprio interior. Ele tem as suas raízes na terra e os seus ramos no céu, ele não está preso a nenhuma filosofia teologia ou ideologia ele está em contato com sua própria Luz e livre de tudo que existe de podre.

Qual o caminho do rebelde? O rebelde não tem caminho algum a seguir a não ser liberdade total – nada menos que isso!

Nós já fomos rebeldes quando queríamos ser livres, quando éramos crianças ou adolescentes.

O rebelde sabe que é impossível voltar 10.000 anos atrás e sermos felizes como éramos nos sistemas tribais mais muita coisa pode mudar. Você que está lendo este texto sabe muito bem o que você não tolera mais em sua vida. Os sistemas tribais que sempre funcionaram não exigem que as pessoas sejam de um jeito ou de outro – Qualquer pessoa tribal sabe disso seja você mesmo, você sabe do que gosta: dançar, namorar, artes- plásticas, mergulhar, viajar, música, teatro, etc. E todos cuidam do planeta de forma justa.

O mestre Leonardo Boff descreve assim a Justiça Ecológica.

"O resultado atual é desolador. O ser humano elaborou uma relação injusta e humilhante para com a natureza. A Terra não aguenta mais a máquina de morte ou a voracidade capitalista. Impõe-se, urgentemente, uma justiça ecológica.

A justiça ecológica significa: o ser humano tem uma dívida de justiça para com a Terra. A Terra possui sua subjetividade, sua dignidade, sua alteridade, seus direitos. Ela existiu há milhões de anos antes que surgisse o ser humano. Ela tem direito a continuar a existir em sua complexidade, com o seu patrimônio genético, com o seu bem comum, com o seu equilíbrio e com as possibilidades de continuar a evoluir.

Um de seus filhos, o ser humano, voltou-se contra ela. A justiça ecológica propõe uma nova atitude para com a Terra, de benevolência e de mútua pertença, e, ao mesmo tempo, uma atitude de reparação das injustiças praticadas. Se o projeto técnico-científico se desestruturou, ele pode hoje se redimir.

Essa injustiça ecológica transformou-se também numa injustiça social, porque, pela exaustão dos recursos; pela contaminação atmosférica, enfim, pela má qualidade de vida, foi atingido o ser humano e a inteira sociedade".
Vamos viver nesse mundo de maneira mais solta, com liberdade e harmonia com elefantes, gorilas, cangurus, ratos, baleias, sapos, etc. – Somente na bíblia cristã se diz que o homem é mais evoluído que o animal e na mesma bíblia se diz que a Terra é o centro do universo, que um homem foi engolido por uma baleia, que adúlteras devem ser apedrejadas, que não se pode fazer a barba, que se deve Matar os idólatras, que os judeus são o povo escolhido, que não se pode namorar quando a mulher estiver menstruada, que a mulher é menos que o homem, etc. e mais um número enorme de absurdos no meio de muitas coisas importantes, é claro. A verdade é clara: Tudo no planeta é importante. Qualquer criança sabe disso. Vamos Acordar!

As vezes é bom observar que pode não haver nada de errado com você, com seu self (alma) mas sim com a cultura/sociedade que seguimos. Você várias vezes já se perguntou: "O que há de errado comigo?" Entenda que um dos objetivos desse artigo é lhe dar uma notícia Maravilhosa: O problema não está em você se você seguir seu coração e ser um Rebelde. Não há nada errado com você e sim com a sociedade dos "Zé Ninguém", dos engravatados, da revista Caras, dos Phd’s, das "Universidades", dos diplomas, das leis injustas, da justiça lenta e retrógrada, dos milionários, retrógrados e materialistas.

Assista o filme Path Adams – ele é um médico que teve a ideia de atender pessoas gratuitamente e hoje ele e suas ideias são mais úteis, tão mais úteis ao planeta do que qualquer político ou líder retrógrado será em 100 reencarnações. No início do seu trabalho as "Autoridades", é claro, foram contra.

Saiba qual é seu modo de vida a fim de ser feliz. Buda, Jesus, Mahavir, Osho, Gangaji, Dolano, Coen, Lao Tse, etc. Todos foram rebeldes, todos nos ensinam que sua própria luz é a única luz acertava para você.

O rebelde é auto- suficiente, não é seguidor de nenhuma crença, portanto, não coloca a culpa de possíveis fracassos pessoais num mestre, guru ou messias.

O rebelde não imita ninguém – ele escolhe um modo de vida pulsante – com responsabilidade, mas com tesão e liberdade.

O rebelde não é o "Zé Ninguém" que fica preso a uma carreira que odeia, a uma família que o castra a relacionamentos afetivos cheios de ciúmes, posseção, autoritarismo e sem amor, a supostas "Seguranças Sociais". O "Zé Ninguém" não morre de fome, morre de Tédio - morre como dizia Raul Seixas: Com a boca escancarada e cheia de dentes sentado num apartamento esperando a morte chegar... ou como aponta pearls: será que é preciso morrer de fome para não morrer de tédio?

A última lição ao rebelde é que se entenda que tudo em nossa vida é transitório, menos a morte, portanto não tenha medo de ser feliz, de ser você, de ser total é fazer tudo aquilo que é capaz – jogue o lixo de sua vida no lixo e aproveite o que te deixa feliz.

Não adie, o amanhã é uma miragem.

Solicitações de reservas e informações

Cadastre-se para
receber nossos informativos